14 de janeiro de 2011

Zé da Rua

Taí...


Zé da Rua não envelhece nunca...

Eu era menino e na condição de vendedor de geladinho, cocada e bananas, estas com o amigo Maneca de Dona Adalgisa, via Zé da Rua brincando, ora de frescobol com Tampinha, hippie fruto de Woodstock em Cipó ou conversando com Amigo da Onça, revolucionário que usou a primeira sunga estilo Fernando Gabeira no interior e, Cipó, morador do Radium Hotel que tinha a paciência de Cipó, a tranquilidade e o vazio eterno da praça, bom para a leitura e, hoje nem se pode dizer assim...

Ainda lembro que a ansiedade das enchentes do rio Itapicuru, estava com a vinda da seca e, em qual lugar surgiria uma nova praia.
E por presente de Deus, a nova praia teria surgido entre o Balneário e a ponte, atrás do Grande Hotel e ficava entupida de gente. Durante o carnaval, mais ainda.

Além dos moradores que estavam na moda (os parentes de Seu Tonho Cuíca e João Bonito que vinham do Rio de Janeiro para este fabuloso banho no Itapicuru), sabe quem estava lá: Zé da Rua, correndo como ninguém nos babinhas de praia.

Também na década de 80, tinha babinha de dois na pérgola, mesmo palco das manifestações culturais do Odara, grupo que fui presidente e revolucionou a cultura local. Lá estava Zé da Rua como um dos formadores da dupla.

Hoje, numa fotografia com Zé da Rua, vejo a mesma imagem de tempos atrás, ainda ganhando para o sogro de meu irmão Bada, Joãozinho retratista, que também não envelhece nunca e, tendo até outro apelido: João Ligeirinho.

E, acredito que Zé da Rua, vai ser um dos poucos cipoenses a se aposentar pela prefeitura, dado que entra governo, sai governo e, lá está Zé da Rua, como bom profissional que é, responsável pela limpeza do parque de águas thermo-medicinais de Cipó.

Quando eu estava secretário, pude defender a permanência de Zé da Rua no cargo, pelo bom histórico que tinha e que o nome Zé da Rua, era exatamente em função de não gostar de ficar em sua casa, mas, pelas ruas, distribuindo energias e olhe que na época não existiam pilhas Duracell e sim amarelinhas que se esgotavam logo, logo e Zé era altamente alcalinizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário