5 de janeiro de 2011

Dia de Santo Reis



Quando em 1º de Janeiro de 2005, passaram para mim a Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, em Cipó- Bahia, pude mudar um pouco a mentalidade cipoense deixando de mãos dadas as múltiplas atividades da Festa de Santos Reis. Tive um compromisso de até meia noite, utilizar de recursos sócio-culturais, mesmo algumas pessoas falando que o povo não gostava de artes locais e sim de bandas de quando começasse, até encerrasse a festa.
Sim! Convidei dois colegas cantores: André Marques e Clendson e disse: Eu não vou poder ir. Peguem suas violas, o mototáxi ali e, vá na direção da Comunidade Quilombola da Várzea Grande e lá façam corais com as crianças.
Não deu outra; em três dias, já estavam as Crianças cantores da Várzea Grande totalmente afinadas e entre zabumbas e um CD de Lobão cantando 'Hoje é dia de santos reis' o dia todo, lá estavam as crianças fechando no palco que iria abrigar Caviar Com Rapadura, após a meia noite, o momento cultural com lindas músicas regionalistas.


Não mais na secretaria, ficou esta linda raíz e sentindo que esta atividade já não era mais a mesma, sentida pela própria secretaria na posse do colega Nito, fui convidado o ano passado e buscando reacender esta chama e complementando com o samba de roda das mulheres da Canoa, povoado local, a banda Confraria Giramundo em simbiose com Wilson Aragão, a Folia de Reis de 2010 ficou muito boa, neste compromisso das 20 às 24 horas. Tomara que não contratem aquele cantor, Eduardo Costa, no ano de 2009, que além de ter proibido das crianças ocuparem o palco, o coitado do bom artista Kbeção gravou seu DVD ao vivo, na ripa do palco, com as cortinas fechadas e quase na base do ripa na chulipa. Vamos a Epifânia, período que marca do nascimento de Cristo (25/12) à chegada dos Reis Magos (06/01), buscando que tudo tenha sucesso em 2011, sem deixar de falar da procissão da zabumba no compasso do mingau de Dona Marieta, a missa/batizados e a famosa partida de futebol entre solteiros e casados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário