21 de janeiro de 2011

Noure comenta:

AQUI O ESPAÇO É PRA ALEGRIA E TEMOS QUE SER ASSIM, mas...
Gastaremos cinco minutos de nosso tempo, bem menos que 10% do tempo de BBB...

Nem sei se cabe neste espaço, dado que nas leituras, a palavra morte em muito se repete nos cenários da Literatura Russa. Seja em Gorki, Dostoiévski ou Tolstoi.
Este último, além de Anna Karenina e Guerra e Paz, uma obra clássica é A MORTE DE IVAN ILITCH.



A novela inicia-se com a notícia da morte de Ivan Ilitch, um alto burocrata do Palácio da Justiça de São Petersburgo.
Ao receberem a nota do óbito, seus amigos e colegas de trabalho, não se sentem tristes, mas imediatamente calculam suas chances de ascensão nos cargos. (lembra ACM)


Depois disso volta e mostra como Ivan Ilitch conhece a sua esposa. Depois de conseguir uma oferta para ser juiz em uma outra cidade, compra um apartamento lá, nesta cidade, para ele, sua mulher, sua filha e seu filho morarem. Ele vai antes e começa a decorar o apartamento do jeito que lhe agrada. Quando está decorando o apartamento, cai e, é ai que toda a sua doença começa.


Acha que em sua casa vive uma mentira: sua família o esconde dos amigos. Para ele é só agradável ficar com o filho de apenas 14 anos e com um criado mudo, porque esses não mentem para ele. Em parte Ivan Ilitch quer morrer, porque se ele morrer será o término da sua dor e também, não teria mais que morar nessa mentira toda que ele estava vivendo em sua casa.


Quando está prestes a morrer, ele já sabe e se despede da família.



Pois é...
Se não desejar a Literatura Russa que gosto muito, faça opção por São Bernardo de Graciliano Ramos, que é genuinamente brasileira.



A LEITURA É IMPORTANTE PARA A EXPRESSÃO ESCRITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário