3 de novembro de 2009

DIÁRIO DO MEU OLHAR - Nº 06 - COISAS DE MINHA TERRA.


Meu olhar no diário mental de hoje, tem como referência a zabumba de seu Zezú. Em 1997, houve comemoração extraordinária pela guerra contra Canudos. O Iegs, colégio sob minha responsabilidade em Cipó Bahia, preparou todos os seus alunos para neste dia ir em direção a Bendengó objetivando entender de perto o Centenário de canudos e as contribuições para a história da humanidade. Pude vê até uma faixa sintetizadora: "Pur ele num avia mal no mundo. Mataram ele e a disgraceira aí está." Sobre Conselheiro. Não obstante, o que entra em cena é seu Zezú que com o grupo formado por mais três pessoas e um reserva, viajou com o colégio para Canudos e antes de viajar eu perguntei: Seu Zezú, cadê as roupas, não vai levar? -Vou não meu filho, só vamos quatro dias lá. Mais importante ainda foi que as gorjetas que o grupo ganhou dos estudantes de todo país que estavam presentes foi suficiente para deixá-lo alegre e motivado para na semana seguinte visitar a festa de Monte Santo o que não foi feliz, dado que quase foi preso por não ter arrecadado dinheiro para pagar a passagem do ônibus, durante esta outra festa religiosa. Morreu seu Zezú e deixou muitos tocadores continuando com as belas histórias da zabumba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário