11 de novembro de 2009

Diário de meu olhar - nº 04 - Coisas de minha terra!

O Diário do meu olhar, viaja em direção ao final da década de 70 e encontra minha bisavó de nome Carrôla, minha vó Mariquinha, meu pai Nivaldo e Paulo Cupan, afro-descendente de pia. Ainda menino pude fazer companhia a este grupo numa pescaria e estava esquecendo de João Bosó, filho de Paulo Cupan. Começa a pescaria no riacho do Rio Quente e lá na parte intermediária, acontece que em uma das colocadas de mão nas tocas e, após o aió já está abarrotado de peixes, entre eles, mandi, acarí, aratanha e afins, sim continuando e , após seu Paulo Cupan colocar a mão na toca trazendo dois ou três mandís entre os dedos, acontece que um deles, com esporão afiado, crava na mão de seu Paulo e o grito ecoa por todas as áreas ribeirinhas. A dor infernal e o apelo para que seu filho mijasse urgente no local da ferroada. Gritava: -Mija aqui, João! Respondia: - Pai, tô sem vontade! Não deu outra: de um tapa dado por seu Paulo em João, o mijo saiu da bilota como é conhecida entre os quilombolas e imediatamente seu Paulo suavizou a feição com o calor do mijo despejado pela mão da ferroada. Morreu seu Paulo Cupan com o tempo, não pela ferroada, mas ficou esta história em minha mente e a saudade de tempos que não voltam mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário