12 de fevereiro de 2013

Rede Globo e a hipnose de suas leituras momescas...

Ao ligar a TV e passar pelo Canal 11, TV Bahia, Rede Globo, me chama atenção as duas leituras sobre o carnaval pelo Brasil e, funciona com uma ideia de desestruturação dos carnavais pelo país e o enaltecimento do Rio de Janeiro e as Escolas de Samba.

A chamada do tópico frasal da Rede Globo, até consegui memorizar pelas duas colocações:

"DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO FOI MARCADO PELA ALEGRIA E DIVERSIDADE DE CORES.
SAIRÁ HOJE A CAMPEÃ DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA EM SÃO PAULO.
Pela Rede Globo, na Bahia só fica a marca do despreparo com os dois links e não aponta alegria:


PELA MANHÃ A PRIMEIRA CHAMADA (BOM DIA BRASIL): NO CARNAVAL DA BAHIA, ARTEFATO COM FORMATO DE GRANADA CASEIRA PROVOCA PÂNICO NO CIRCUITO DE SALVADOR.
SEGUNDA CHAMADA ( JORNAL HOJE): NA BAHIA MORRE HOMEM ELETROCUTADO EM CIMA DO TRIO ELÉTRICO.

É por demais triste a maneira como a Rede Globo se utiliza para desgastar o maior e melhor carnaval do mundo, não sabendo a mesma que os sambas das escolas de samba são quase que apenas apresentadas durante o carnaval em seus desfiles e, no restante do ano, nem se ouve mais durante os dias que preenchem o ano. É claro que são bonitas, culturais e transmissoras de energia, mas, a nível de Brasil, se resume apenas as imagens dos desfiles e dos momentos carnavalescos.

Já as músicas do carnaval da Bahia, alimentam em muito o ibope não só da referida rede, mas, todo o país é bem alimentado e, Ziriguidum, Dançando e Largadinho dão o compasso de que a Bahia vai estar em evidência pelo país durante os meses que seguem e tudo surge principalmente nas ruas de Salvador, que surgem de muitos bairros, do Pelourinho, passando pela Castro Alves, chegando ao Campo Grande, se encontrando na Barra e abrindo vários outros caminhos pelo restante da Bahia, através das ruas musicais de todo o Estado.
Faz-se necessário dizer que numa visão particular, em função do carnaval está homenageando a guitarra baiana, no lindo dedilhar do referencial Armandinho e suas variações em forma de Luiz Caldas, Davi Moraes, Moraes Moreira, Durval Lelis, Retrofoguetes e muitos outros, devo fazer opção pela música CHAME GENTE.
Ah! imagina só que loucura essa mistura

Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia

De Todos os Santos, encantos e Axé, sagrado e profano, o Baiano é carnaval
Do corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias, escorre o sangue e o vinho, pelo mangue,Pelourinho
A pé ou de caminhão não pode faltar a fé, o carnaval vai passar
Da Sé ao Campo-Grande somos os Filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar
Por isso chame, chame, chame, chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, chame chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
Ah!...a praça e o poeta.


Acredito que todos os músicos ou quase todos, cantaram tão lindo sucesso e seria justo ser o referencial para o momento, mas, já está consolidado na mente de cada folião que se faz presente no mais lindo dos carnavais do mundo que é múltiplo em seus pontos de alegria, tipo...Se estamos no pelourinho entre caretas, percussão, adereços, marchinhas, frevo e sambas, alguém fala e chega aos meus ouvidos...ISSO É QUE É CARNAVAL. Se estamos ouvindo o pagode do Psirico, Harmonia e outros, chega aos meus ouvidos...ISSO É QUE É CARNAVAL. Se estamos pulando atrás do trio de Armandinho, Dodô e Osmar, Moraes Moreira, sai de nossa oralidade: ISSO É QUE É CARNAVAL. Se passa pelos camarotes, cordas e ruas, Chiclete com Banana, Margareth, Magary Lord, Claudia Leite, Ivete, Daniela Mercury, Tuca, saulo, Eva e muitos outros, chega aos meus ouvidos...ISSO É QUE É CARNAVAL.
Assim, convocar a televisão para ser neutra e responsável nas informações, faz-se necessário e para encerrar:

Por isso chame, chame, chame, chame gente


Que a gente se completa enchendo de alegria...


Nenhum comentário:

Postar um comentário