3 de novembro de 2012

Noure Cruz comenta: Eleições 2004, 2008, 2012 e, turismo cipoense



Caldas do Cipó de fato ou Cipó de direito, é bonita de qualquer forma porque tem seu próprio jeito. (Noure Cruz)

Começarei com estes indicadores oficiais


Prefeito

Cipó

ELEIÇÃO 2012
CANDIDATOS
PARTIDO
VOTOS
%
ROMILDO FERREIRA
|PSD
5.288
53,41
ZÉ ROBERTO
PT
4.489
45,34

ELEIÇÃO 2008
CANDIDATOS
PARTIDO
VOTOS
%
JAILTON MACEDO
PT
4.659
51,51%
ROMILDO FERREIRA
DEM
4.130
45,66%

ELEIÇÃO 2004
Candidato
Partido
Votos
%
JAILTON FERREIRA
PT
4.556
56,929
JOSE WILSON DANTAS
DEM
3.447
43,071




Cipó sempre acontecerá em eleição, na base do dualismo. Uma terceira força sempre aparece como uma opção fora de cogitação pelos eleitores. Não passam dos duzentos votos. Infelizmente e geralmente, estes também se fazem candidatos por vinganças ou por ter chateação pessoal com o gestor vigente. Lembro-me uma vez, quando presidente do PDT, uma pessoa, braço direito do chefe político me procurou e disse: quero me filiar ao PDT pra me vingar do coronel. Assim, é necessário, e, já foi comprovado em todas as eleições dos novos tempos que haja uma grande simpatia popular do prefeito eleito para alcançar um percentual acima de 60%, coisa que nas eleições diretas para Cipó, nunca se conseguiu.

A situação mais antipática está no sentido de que há muitos cargos de “confiança” que por força dos próprios eleitores educados para isso, dado a cultura vigente de nossas mentalidades, provocam o arrastão de mudanças. Uma prova disso são os cargos de "confiança", mesmo que do setor privado, mas, em bens públicos. São os bares e boxes de pertencimento da Prefeitura, no mercado municipal, no Pau Ferro, Matadouro, Praça Municipal e por aí se vai.
Em 2005, quando assumi a secretaria de turismo, cultura e esporte e lazer do município, até tentei fazer licitações na base de vence quem tiver melhores condições de atender com mais qualidade não só os cipoeses, mas, os turistas como um todo. A reação foi negativa. Teve um que já tinha promessa de colocar uma budega no salão que transformei assim que entrei, em companhia as assessoras com formação em Turismo e com todos os funcionários ligados à secretaria de atuação, em um centro de atendimento ao turista, com exposição de fotos e murais históricos. Outro, brigou, brigou e conseguiu um stand por ter votado e assim que conseguiu o bar da praça principal, estendeu quatro quilos de tripa de porco sem nenhuma inspeção e, para não causar constangimento, não só conversei com ele, mas, com todos sobre as boas práticas de comercialização numa cidade turística e, até hoje está de mal comigo.
Não coloco em cena a situação dos cargos do Estado que ficam à disposição das cotas de deputados eleitos pelo município e estejam na base de sustentação do Governo. Não coloco em cena as secretarias, diretorias e afins. Mas, o que entra nessa situação é a rivalidade sobre  coisas que poderiam ser submetidas a licitações e assim, ganha o que possui maior tranquilidade para bem atender o público frequentador, entre eles, banhistas estrangeiros, de outros lugares do Brasil e do próprio morador que vive a elogiar o paraíso thermal, mas, pouco usufrui de tão belo parque de banhos para a saúde humana, a citar o funcionamento da piscina à noite, de minha autoria, que vive em sua solidão profunda. É preciso que o poder público tenha a competência de democratizar os diálogos.
É certo que na gestão de 2012 a 2016,no primeiro ano, o prefeito ainda tenha que governar conforme o PPA da gestão anterior. Mas, há de se modernizar também as atitudes. O governo federal deixou um pouco todas as prefeituras do interior, governarem de acordo com emendas parlamentares, orçamento da União e pouco com seus recursos próprios e taí uma outra diferença que pode se fazer presente nas gestões dos dias atuais.
Mas, é certo  ainda que o atual prefeito e seu vice, tenha na consciência de que deve traçar como meta, uma aceitação para a próxima eleição em torno de mais de 60% e, perseguições, sutilidades maquiavélicas, fofocas, disse me disse, sempre vai deixar no frisson de quem deve ganhar e assim, abaixo de 60%, haverá sempre a cultura de “pau a pau” e é o que vimos em todas as eleições. A situação a que me refiro é tão característica que o prefeito por pior que esteja, por antipático perante a população se encontre, sai sem se sentir envergonhado e com a sensação que na próxima eleição, pode voltar que tira a diferença, desde que faça conchavo com as lideranças que não tiveram chances na gestão que segue.

Na realidade, consultando aqui os meus pensamentos que se transformam em palavras que saem pelos dedos, precisamos postar-se diante de nossos oráculos que podem estar localizados na inspiração da Pedra Grande do Itapicuru, no alto do Grande Hotel, em cada estátua postada nas praças, a citar, Juracy Magalhães que apadrinhou nossa cidade na década de 30 do século passado e Salustino Guerra, bom médico que só tinha como analgésico, antibiótico, receita, uma só dosagem para coluna, estômago, úlcera, gastrite...ÁGUA THERMAL. Enfim, é preciso entender que do Cauanga ao Curral Novo e do Pioneiro ao Rio Quente, as águas são belas, que em casamento com o artesanto familiar de quase seis mil pessoas que trabalham diretamente nesse ramo, Cipó e Caldas do Cipó são bonitos porque tem seu próprio jeito.

Cipó ainda merece ser rediscutida. pode se tomar como exemplo, não só as eleições para prefeito, mas, para a câmara de vereadores. Quem prestou favores como motorista no ir e vir da capital, no ir e vir aos povoados, num remédio aqui, num quilo de carne acolá, saiu-se vencedor e assim, pensar o município com foco naquilo que ele tem de melhor, se não se tomar este direcionamento na gestão que segue, nada contra os que se sairam vitoriosos, Cipó deixará de ser o Caldas do Cipó de fato ou Cipó de direito, é bonita de qualquer forma porque tem seu próprio jeito.
Nourivaldo Cruz - Cipoense de Pia


 TERMINAREI COM ESTES INDICADORES OFICIAIS

Prefeito

Cipó

ELEIÇÃO 2012
CANDIDATOS
PARTIDO
VOTOS
%
ROMILDO FERREIRA
|PSD
5.288
53,41
ZÉ ROBERTO
PT
4.489
45,34

ELEIÇÃO 2008
CANDIDATOS
PARTIDO
VOTOS
%
JAILTON MACEDO
PT
4.659
51,51%
ROMILDO FERREIRA
DEM
4.130
45,66%

ELEIÇÃO 2004
Candidato
Partido
Votos
%
JAILTON FERREIRA
PT
4.556
56,929
JOSE WILSON DANTAS
DEM
3.447
43,071


Nenhum comentário:

Postar um comentário