26 de maio de 2020

UMA VIAGEM AO MAL DO MILÊNIO


Quando Dércio Marques,
Cantador e poeta disse
- Esse tempo de vinda tá perto de vim,
Penso antes de ler o próximo refrão:
Não é que chegou!
Chegou e expandiu-se pelo mundo.
Como dedos fincados nos androides
Dos celulares terráqueos.

Quando no Gênesis,
Registrou-se o Dilúvio
Foi em lugar distante
Mas, lá era o mundo
E naquele mundo
Noé salvou as espécies em dupla.

Quando na Idade Média
A doença espalhou-se pelo Mundo
Havia o refrão:
Depois da Fome, a Peste como.
E o Mundo era a Europa
Da Guerra dos cem Anos.

Quando a Tuberculose
Era no Mundo a bola da vez
O Poeta chorava
E em seu Mal do Século
Poderia ouvir Álvares de Azevedo
Em sua extrema unção
"Se eu morresse amanhã
Viria ao menos fechar meus olhos
Minha triste irmã
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã."

Quando a Gripe Espanhola
Saiu dos Estados Unidos
Pegou em cheio
A Primeira Guerra Mundial
Veio pelo Mundo
O Refrão de advertências:
"Se estais resfriado amigo
Não chegue perto de mim"

Quando a Aids explodiu
O Terra já era pequena
Pois o Mundo ampliou-se
Cazuza foi vítima
E muitos outros
E dele entendemos o refrão
"Se você quer saber
Como eu me sinto
Vá a um laboratório
Ou Labirinto"

O Mundo da África
Fez-se Mundo com o Ebola
E a ONU também alertou
“Devemos aprender as lições do Ebola 
Desenvolvendo melhores sistemas de alerta 
E de resposta rápida.
Os países precisam se preparar 
Para a próxima epidemia, que certamente ocorrerá”.

O Mundo da China,
Chegou o Corona Vírus
Só que o mundoi
Ampliou-se em rede
Em relações
Em idas e vindas
Em migrações e 
De lá, rompeu mundos
Continentes
Brasil
Bahia, 
Cipó
Milium
Mil e tantos casos
E seguiremos em alertas
Na máxima consciência
Em contraposição
Ao mal exemplo de nosso representante
O Presidente Bolso de Ditadura
Que não tem reflexões
Consciência
Nem texto
Nem poesia.
Aliás, o atual governante
É o Próprio
Mal do Século XXI,
Que arrasta o país
Para a ridicularização
Lá fora
Aqui dentro.
De qualquer forma
Este é o nosso tempo
E como disse Renato Russo
"Temos nosso próprio tempo."
Tempos Perdidos.

Noure Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário