17 de agosto de 2012

ASSIM, UM DIA DE GUIA!












     Pelourinho –Um cartão-postal da Bahia


Sábado, dia 18/08/2012, estarei nas ruas do Pelourinho servindo de Cicerone para estudantes do Colégio Maria Macedo de Brito, antigo Sinhá Dantinhas. Na sequência, concentração nas baianas de Amaralina, almoço em Itapuã com olhos nas dunas da Dorival, circulando o aeroporto, percorrendo a Paralela, chegando ao pelourinho com suas ruas e histórias, prestigiando um filme sobre Conselheiro no Cine Unibanco e ao final, ir enxergar o por do sol no Farol da Barra, é necessário para alimentar a cultura em todas suas variações.

Noure Cruz


A cidade foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa para ser a sede do governo português no Brasil. Sua construção se deu de forma que ficasse protegida de ataques. Depois, a cidade se expandiu em direção ao mar e nascia aí a divisão de Salvador em Cidades Baixa e Alta. A ligação entre essas duas cidades sempre foi complicada. Com o tempo, foram abertas ladeiras e caminhos, construídos guindastes e, em 1872, construído um dos principais cartões-postais da cidade, o Elevador Lacerda, hoje totalmente integrado à paisagem e ao cotidiano do povo soteropolitano.
O Centro Histórico de Salvador, é extremamente rico em monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX. Salvador, além de primeira capital do Brasil,  o primeiro mercado de escravos do continente que chegaram para trabalhar nas plantações de açúcar
O Centro Histórico abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da e do Pilar. A via principal de acesso é a tradicional Rua Chile, que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé.
Entre 1938 e 1945, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promoveu o tombamento de vários monumentos isolados, o que não foi suficiente para impedir a degradação do centro. Isso se acentuou principalmente depois de 1960. Somente em 1984 o IPHAN promoveu o tombamento de uma área extensa, de 80 hectares, necessária para que a UNESCO declarasse esse sítio Patrimônio Mundial, em 1985.[4] Em 1991 começou um projeto de restauração do Centro Histórico, sobretudo do Pelourinho,.
História
A fase monumental de Salvador, se inicia em meados do século XVII, com a transição do estilo arquitetônico renascentista para o barroco. As principais igrejas, solares e monumentos são construídos nesse período, entre eles a a Igreja do Carmo, a Igreja e Convento de Santa Teresa, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Casa de Câmara e Cadeia, o Palácio do Governador, o Terreiro de Jesus e a série de sobrados e construções do Pelourinho, entre outros.

Atividade de pesquisa simples  a partir Wikipedia, feitas por: Noure Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário