11 de setembro de 2009

SIMBOLISMO DO SETE DE SETEMBRO EM CALDAS DE CIPÓ

Noure Cruz Comenta: 07 de Setembro em Cipó- Bahia












Quem visita Cipó, município localizado a 240Km de Salvador-Bahia, nos dias 07 e 08 de Setembro, entende logo que a quantidade de pessoas no centro da cidade, se trata de uma concentração festiva que agrega moradores das áreas rurais e urbanas, não só do município anfitrião, mas de todos seus circunvizinhos, bem como da metrópole, de onde partem várias pessoas relacionadas direta e indiretamente com os moradores do belíssimo município que possui como cartão postal a grandiosidade thermo-medicinal das águas com ingredientes em sua formação histórica de comunidades quilombolas, ribeirinhas, assentamentos e pessoas que se motivaram pela presença deste importante centro natural de saude.

Destaca-se ainda a arquitetura quase toda art déco, no centro da cidade e adjacências, dando exemplo do Grande Hotel, Prefeitura, Radium Hotel, correios, prédio da polícia militar além de outros. Estão todos encaminhados para o tombamento pelo IPHAN.
Como o destaque para este momento é a famosa festa de 07 de Setembro, vale aqui algumas considerações:

- No dia 07, já pela madrugada, a alvorada quebra o silêncio da noite mal dormida pois os preparativos estudantis, transbordam de ansiedades;

- O desfile é tematizado e este ano (2009) a música e suas várias tendências, deram toques de sensibilidades ao público presente;

- Destaque para duas escolas de pólos rurais, citando assim as escolas do Amarí e do Itapicuru.

- As escolas do Pólo do Itapicuru, apresentaram aos presentes no evento, a história do Rock e os representantes de Raul Seixas, o homenageado, fizeram bonito na passarela que tem como clímax o palanque oficial, que caracteriza bem uma tradição do interior;

- Em cada ponto da praça, o clicar das máquinas digitais deram um show a parte para registro da elegância do desfile, acrescentando aí, é claro, o olhar dos vários fotógrafos profissionais que são acionados para fotografar muitos dos que estão presentes no importante evento.

- Pela tarde, o futebol é tradição e o Bahia que já é freguês da seleção local, mais uma vez perdeu pelo placar de 2 a 1. Na primeira vez, em outros tempos, a receita da seleção de Cipó, para ganhar do Bahia, foi tratar bem e fazer com que os jogadores tomassem um bom banho de água thermal o que é relaxante e a sonolência é o que bem caracteriza as consequencias.

A noite, todos os caminhos levam a galera de todas as idades para um só local: a praça do mercado. Dançar e assistir shows a base de nevadas, capetas, cervejas, churrasquinho e outros ingredientes só faz bem naquele momento a quem curte e registra o bom tempo, ao som da cantora local, Guega e outras atrações como Harmonia do Samba, Seu Maxixe e Canindé.

A festa na praça ainda é criticada por muitos. Alguns consideram o local melhor do que o outro, a praça do forró, mas, o mal cheiro dos esgotos e a combinação com barracas da feira livre e outros banlangandãs, deixam a impressão de que é necessário um melhor planejamento. Imagine este ano que coincidiu o final da festa com a feira local. A quantidade de urina misturada com locais de vendas de hortaliças e outros produtos, foi bem notado pelos feirantes.

No dia 08, a cidade entra em calmaria: religiosidade e reflexão começam o dia de mãos dadas, encerrando estas comemorações espirituais com show no palco principal e o Ave Maria, as músicas do Padre Zezinho, o agradecimento do Padre Local às comunidades provocam brilho no encerramento das atividades da Padroeira.

Em tempos de adolescência, era comum uma preparação geral das pessoas para esta festa e tinha até um ditado de que quem não namorasse no 07 de Setembro, só no ano vindouro e com este trauma, não deu outra: abraços e sensibilidades marcaram minha presença no 07 de setembro, com minha esposa, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário