21 de maio de 2012

ADAB Circul@ção...


              
                       ADAB-Circul@ção


Produção de aprendizagens...


Como parte das propostas da Coordenação de Educação Sanitária/ADAB, o projeto ADAB-Circul@ção, abriu nos dias 17 e 19 de Maio de 2012,bons diálogos  com setores da sociedade que expressam bem as atividades da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, ADAB.

A reunião com a FETAG, Federação Estadual dos Trabalhadores na Agricultura, teve como tema principal a preocupação com os produtores rurais e a seca que dizima a agropecuária. Imagine que a safra de feijão da região de Adustina e Ribeira do Pombal, já está comprometida para 2013 e adiante. Imagine que o leite já sofre as consequências de comércio, pela perda de peso dos rebanhos que estão por toda Bahia e, os mais de 220 municípios que entraram em estado de emergência, estão a um passo, caso assim continue, para uma possível calamidade social. 

Elencado este tema e os possíveis caminhos necessários a minimização da situação pela qual vem enfrentando o produtor rural, os representantes das partes na reunião, procuraram estabelecer diálogos constantes sobre o papel de cada instituição e suas atividades frente aos avanços da qualidade do trabalhador rural, deixando a ideia plantada de que a ADAB não só se insere na sociedade como agente fiscalizador, mas, com sensibilidades que envolvem toda a cadeia produtiva animal e vegetal, desde a origem dos produtos e antes dela até o contato com o cliente e depois dele, com orientações, análises, mediações e reflexões sobre o alimentar-se bem, cuidar dos produtos agropecuários com defesa de qualidade e de forma clara em registro e concordância das partes que, transversalizar conhecimentos, faz-se necessário frente aos avanços dos tempos pós modernos.

Numa próxima reunião que acontecerá na sede da ADAB, os atores FETAG e FETRAF, estarão conhecendo de perto as coordenadorias de programas e suas habilidades frente aos avanços para a qualidade da defesa agropecuária.

Outro encontro importante aconteceu dia 19 de Maio com as casas comerciais de revenda de vacinas e quimioterápicos de Salvador e Lauro de Freitas, na Loja Pet Farm, antiga Campobelo, na Rua do Canal, Rio Vermelho, onde abriga cinco importantes lojas, como a Terra Mater, Só Sementes, Sementes Viçosa, Pro Rural e a Pet Farm. Os servidores públicos da ADAB, fizeram-se representados nas pessoas dos palestrantes médicos veterinãrios Drs. Antonio Lemos Maia e Leonardo Moura, Coordenadores do PNEFA e da Sede, além do Técnico em Fiscalização e estudante de medicina veterinária, Damião Medeiros. Os três, entre outras leituras, teceram bons comentários sobre a defesa sanitária, conservação de vacinas e quimioterápicos, como preencher DAE, Documento de Arrecadação Estadual através do site da SEFAZ, Secretaria da Fazenda, etc.
Assim, para o articulador das duas ações, Nourivaldo Cruz, Técnico em Fiscalização Agropecuária, atividades como estas, são essenciais à dinamização da agropecuária da Bahia e só motivam aos atores envolvidos a acreditarem que muito deve ser feito além da obrigação, com atitudes e espontaneidade. O Coordenador do Programa Estadual para a Febre Aftosa, Dr. Antonio Maia, orienta que pensar a defesa agropecuária é entender o coletivo social e a harmonia entre os setores envolvidos que se representam no diálogo e nas confluências de saberes em suas linhas de atuação. Já Dr. Leonardo, traduziu o evento do encontro com as lojas, algo dinâmico e descontraído como forma de interação de todos no processo de atividades. Damião Medeiros, que exercia atividades na área de inspeção animal, deixou bem claro a ideia de que orientação com metas, é importante para otimizar atividades de campo.

Por Noure Cruz, Técnico em Fiscalização da ADAB e contador de histórias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário